sexta-feira, 3 de junho de 2011

É muita luta (Educação Infantil)

Medo - Adaptação


Todo mundo sabe que sou professora, e que o meu foco é Educação Infantil.
Amo de Paixão trabalhar com os pequenos, mas uma fase difícil é a Adaptação, e a minha experiência não adiantou de nada na hora H, sim, a adaptação da minha filha foi horrível... é, foi pra mim!! Ela chorou sim, mas eu fiquei pior, nossa, chorava, não saia da porta da escola e me sentia mega culpada!
Depois com o término parcial, diga-se de passagem, do choro, eu melhorei!
Hoje, agradeço a minha filha pela troca de experiência, me sinto mais preparada a lidar com os pais de alunos e suas inseguranças... 
Pois é, foi preciso sentir na pele, para saber o que realmente os angustiavam!
Mas posso afirmar que tudo passa, tudo fica tranquilo, você troca com a escola e essa união só beneficia uma pessoa: Seu filho!
Vale muito a pena o ingresso para a escola, mas sempre é bom ficar atenta sim a todo o comportamento do seu filho, e não deposite a responsabilidade total sobre a instituição!
Com isso, você, seu filho, sua família pode desfrutar do tempo livre, cheio de saudade!



Grande beijo, Lili Madeira



Segue um trecho do site Nova Escola, no link vc vai poder ler o artigo também!


"O ser humano, todos sabem, é um animal muito frágil. Diferentemente de outros mamíferos, que já nascem em pé e rapidamente aprendem a buscar alimento e se defender, os bebês dependem dos adultos por um longo tempo. Assim, desde o início da vida, eles experimentam a sensação de medo. Acredita-se que os primeiros temores se manifestem por volta dos 3 ou 4 meses de idade. "Nessa fase, o bebê adquire a capacidade de distinguir o familiar do estranho e aprende a diferenciar a mãe (ou o responsável) de tudo o que o rodeia", explica a psicóloga Vera Zimmermann, coordenadora do Centro de Referência da Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo. "Ao perceber a existência de um desconhecido, ele teme perder o amparo materno." 

Esse sentimento é parte da nossa vida e "é importante para a própria proteção, pois inibe a exposição excessiva aos riscos", diz a professora Márcia Barbosa da Silva, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná. A psicopedagoga Eliane Pisani Leite, de Brasília, completa: "O medo era uma proteção que o homem das cavernas tinha contra os ataques de predadores e até hoje nos permite sobreviver graças ao recurso da fuga quando algo nos ameaça". Até os 3 anos, é o receio de ser abandonado que mais apavora os pequenos. O escuro, a queda, o barulho e a luz forte estão, desde sempre, relacionados à separação da mãe. A partir dos 2 anos, o repertório aumenta em razão da descoberta do mundo simbólico. É por isso que muitas crianças querem distância de pessoas fantasiadas, como palhaços e Papai Noel. 

Por isso, ingressar numa escola de Educação Infantil é uma situação nova que pode provocar medo. Afinal, não haverá ninguém da família por perto. Daí a importância da adaptação. "Nos primeiros dias, o bebê ou a criança pequena podem ficar pouco tempo na creche para minimizar esse impacto", recomenda Márcia. Uma recepção calorosa e afetiva dos professores e auxiliares é fundamental para que os pequenos se sintam confiantes e protegidos. Melhor ainda se eles puderem ser recebidos sempre pela mesma pessoa."



5 comentários:

  1. Se vc não entendia na pele e já era fenomenal imagino agora. Você sempre foi fantástica. Agradeço a Deus por ter colocado você no meu caminho e principalmente no do Gabriel.. que além de adaptação precisou de cuidados psicológicos devido ao trauma da escola anterior. E você foi um anjo na vida dele. Não só o adaptou super bem, como retirou todos os traumas dele. Não canso de te agradecer.. só vendo como ele entrou e como está hj em dia, depois de quase 4 anos passados.
    Mas... cá entre nós, esse período é um piores na vida de mãe, ne? srsr Também chorei muito.. srsr coisa de mãe taurina super protetora.. srs
    Mas, depois é só alegria.
    Adorei o post.
    bom final de semana
    beijokas
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Cris, isso só me deixa feliz e é o maior e melhor presente que uma professora pode receber!!!Grande beijo em vocês, meu queridos :)

    ResponderExcluir
  3. Amiga, eu vou confessar uma coisa: o Matheus praticamente não fez adaptação, eu não consegui ficar muito tempo na escola, fiquei uma gorilha junto, durante 2 dias e só. Não me perdôo por isso. Mas não por ele ter chorado, pelo contrário, ele nem sentiu, pois ele tinha apenas 5 meses. Eu devia ter ficado mais. E tudo por causa do trabalho e chefe chata. Mas graças a Deus ele fica muito bem na escola e ADORA!!!

    ResponderExcluir
  4. Lele chorou quase nada no período de adaptação, mas quando passado essa fase, começou a chorar e não querer ir, mas durou pouco. Meu coração doia! Ainda bem que passa! Ela ama ir a escola agora!

    ResponderExcluir
  5. Poxa, tinha deixando um texto enorme aqui mais o blogger fez o favor de apagar tudo ,aff!!
    Mais não tem problema, conto de novo heheh...

    Bom, passei a pouco tmpo por um período de adaptação, foi dificil,pensei até em desistir e tentar no próximo ano.
    meu filho chorava mto, pedia socorro,dizia q lá era ruim...ficava com coração partido.
    Mais duas semanas depois tudo mudou,ele começou a amar a escolinha,chegava em casa todo feliz dizndo o q tinha feito lá... enfim adaptado! Ufa!! rs
    Agora ele pede pra ir pra escola até nos sábados,domingo e feriados rs

    Beijocas!

    ResponderExcluir